Sua empresa investe em Design?

Por que investir em design? É uma das perguntas mais comuns que se passam na mente dos empresários em geral. Isso se dá pelo fato da dificuldade de mensurar seu valor. É difícil isolar o design como uma função, pois sua área de abrangência se estende por todos os tipos de serviços e produtos.

De uma forma bem resumida, o design é um método para se resolver problemas. É uma poderosa arma estratégica que ainda nos dias de hoje, apesar de termos avançado bastante, ainda é pouco explorada pelos empresários brasileiros.

Para demonstrar a diferença que o design representa em uma empresa, o Design Management Institute realizou uma pesquisa feita em conjunto com a empresa de consultoria em inovação Motiv, onde foram levantados dados de 75 marcas de bens e serviços, que fazem parte da lista S&P Index, uma relação das 500 maiores empresas de capital aberto americano. Dessas 75 marcas, 15 preencheram critérios específicos de gestão de design, entre elas Apple, Walt Disney, Nike, Ford, IBM, Starbucks e Coca-Cola:

  • A influência e os investimentos relacionados ao design na empresa devem ter tido um crescimento constante durante 10 anos;
  • O design tem que estar envolvido na organização estrutural da companhia;
  • A liderança do design tem que estar presente no nível diretor e presente também nas divisões internas da empresa;
  • Tem de haver um compromisso tanto da direção quanto dos outros funcionários da empresa para o uso do design como fonte de inovação e integração pela evolução da empresa.

O estudo que durou 10 anos analisou durante esse tempo as chamadas design-driven-companies (empresas guiadas pelo design) monitorando o impacto de seus investimentos em design no valor das ações em relação ao total S&P 500.

Segundo o levantamento os resultados obtidos chegam a ser 228% superiores a outras marcas também da lista S&P 500 no mercado, que não dão importância primordial ao design.

Além disso, o estudo aponta as áreas funcionais em que o design agrega valor:

  • Finanças
  • Experiência do Cliente
  • Aprendizado e Crescimento
  • Processos Internos

E agora? Compreende como o design é um diferencial estratégico para obter melhores resultados para sua empresa? Um bom caminho é analisar as seguintes questões em sua empresa:

  • Compreender o processo de maturidade da organização do projeto;
  • Criar uma estrutura para discussões estratégicas;
  • Aliar o investimento de design à estratégia.

 

Ao utilizar o design para entender melhor as necessidades do seu público e setorizar os problemas, as empresas conseguem ideias para desenvolver melhores estratégias competitivas. Isso, aliado a soluções com qualidade em produtos e serviços, cria diferenciação e vantagens na experiência de seu público.

A JAL Design possui experiência em alinhar o design na construção de uma marca forte. Entre em contato conosco, entenderemos juntos se sua empresa precisa reformular a marca, criar um novo site, novas peças de comunicação e divulgação ou outro tipo de ação para reposicionar sua marca no mercado.

Para ler o estudo completo acesse: http://www.dmi.org/?DesignValue