Esta unidade da Fiocruz é especializada em vigilância sanitária. Realiza o controle de qualidade para cosméticos, fármacos e alimentos e produz laudos comprobatórios em seus laboratórios. Oferece uma pós-graduação com mestrado e doutorado em vigilância sanitária – Pós Visa, e produz substâncias de referência para laboratórios de todo o país.
O Sistema de Identidade Visual original do INCQS foi criado em 1981 e se perdeu ao longo dos anos. Encontramos, em 2006, uma situação de imagem totalmente desestruturada.
O primeiro passo para a criação da nova Identidade Visual foi a modernização da marca, desenvolvida como uma evolução da marca original. Mantendo a analogia com a vista superior do prédio, ela ganhou tridimensionalidade dando um aspecto mais moderno e sólido, além de sugerir crescimento. A cor laranja é quente e vibrante, alia juventude, modernidade e energia. A onda, com suas formas curvas agrega o sentido de criatividade e movimento.
Diversas peças foram criadas, procurando consolidar o projeto nos diversos setores e produtos do Instituto. O novo sistema de Identidade Visual proporcionou ao Instituto:
- Posicionamento de marca, agregando qualidade e modernidade à imagem do INCQS;
- Distinção entre seus pares;
- Valorização da marca e fortalecimento da imagem institucional;
- Unificação da imagem;
- Valorização do Instituto perante seu corpo de funcionários.
Para que a marca ganhasse força e aderência, fizemos uma palestra para os funcionários sobre a importância de uma marca forte, os procedimentos que deveriam ser adotados para manter o novo padrão e pudemos responder as dúvidas de todos.
A nova papelaria e as regras de utilização da marca foram incluídas no Programa de Qualidade. Demos apoio ao setor para implementar as mudanças. A partir daí, os próprios setores começaram a demandar novas aplicações e utilizações da marca. O projeto procurou incluir um sistema de Identidade Visual bastante rico, que dê possibilidades criativas variadas, evitando a monotonia. Buscou-se formas inteligentes de otimização dos materiais e o aproveitamento máximo das peças, evitando-se o desperdício. Sempre que possível, optou-se pelo uso de materiais recicláveis ou reciclados.
Desde então vimos criando e produzindo materiais para campanhas internas, divulgação externa, RH, com destaque para a identidade visual da pós-graduação em vigilância sanitária PÓS-VISA e da revista científica VISA em Debate.