Criamos o rótulo para o lançamento desta nova marca de café tipo arábica. Como todo projeto, iniciamos com um briefing levantando a história, motivos, objetivos e, neste caso de um produto, o conceito. Pesquisamos a concorrência, levantando as marcas existentes, estudamos sobre a região, os tipos de café, a planta em si, suas formas, cores, enfim, entramos no universo do café.
O Café Cosentino nasceu numa fazenda de café, que passará a ter seu próprio rótulo. A produção preza pela qualidade em cada detalhe, o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, e o produtor tem orgulho de sua origem italiana. O produto terá versões Gourmet, Especial e Tradicional, em embalagens de 500 e 250 gr.
A região da fazenda, no noroeste fluminense, é reconhecida pela qualidade do café tipo arábica. Um selo de denominação de origem está em fase de registro. Enquanto isso, criamos um destaque para marcar a região produtora, como mais um item que agrega valor ao produto.
Todos estes elementos inspiraram o rótulo: a escolha de uma fonte elegante com um toque de modernidade, a folha do café ao fundo trazendo a tradição, a frase que envoca a origem italiana.
Para compor a palheta de cores, analisamos as marcas existentes e percebemos que o verde é uma cor pouco utilizada. , usamos como cor predominante o verde mais escuro, compondo com a embalagem marrom remetendo aos grãos e o preto do café torrado. Para destacar, utilizamos o branco, o vermelho das sementes da planta e outros tons de verde.
Para iniciar a produção, sugerimos a utilização de rótulo adesivado em embalagem lisa, que permite pouca quantidade. Futuramente, quando a marca se firmar no mercado, poderá evoluir para uma embalagem personalizada, o que requer uma quantidade grande para ser viável.