A nova identidade visual da Gol e a questão: quando é o momento certo para o redesign da marca?

No dia 15 de julho a Gol Linhas Aéreas divulgou a nova marca da companhia em um evento no seu Hangar principal em Belo Horizonte, Minas Gerais.

No evento além da nova identidade visual foram apresentadas outras mudanças da companhia: novos assentos de couro ecológico, o novo serviço de wi-fi que será oferecido, novos destinos que serão atendidos e novos snacks da marca Mãe Terra que serão distribuídos aos passageiros de graça (como costumava ser antigamente). Ou seja, um reposicionamento da companhia, criando destaque para a marca frente aos concorrentes.

gol-novo-logo

 

poltrona-nova-gol-

Foto: Melhores Destinos

A marca anterior foi utilizada por mais de 14 anos pela empresa. Na nova, foram preservados a cor laranja e o uso do nome da empresa na nova marca. A palavra, no entanto, ganhou a figura de elos entrelaçados, o que para a companhia representa a missão da Gol de levar as pessoas a seus destinos com segurança e conforto.

Foto: Melhores Destinos

Foto: Melhores Destinos

A primeira aeronave que recebeu a nova logo da companhia é a centésima encomendada pela Gol da Boeing, que foi apresentada aos convidados no dia do evento, junto com as outras novidades – os convidados puderam inclusive experimentar as novas poltronas.

Foto: Melhores Destinos

Foto: Melhores Destinos

Nós da JAL Design achamos que a mensagem passada pela nova identidade visual não foi tão positiva. Sentimos falta de um símbolo que pudesse representar a marca e que ao ser reproduzido nas peças gráficas, uniformes e demais canais de comunicação, ficaria na mente do público. Um outro ponto negativo nessa nova identidade é que o elo entre as duas vogais “o”, remete mais a uma ideia de casamento do que propriamente segurança e confiança entre o passageiro e a companhia.

De resto, a inovação no assento, o serviço de wi-fi e os snaks gratuitos parecem vir para melhor realmente, contanto que os preços das passagens não aumentem com a justificativa dessas novas mudanças, pois na verdade, fora o serviço de wi-fi, as outras questões são de necessidade básica para o passageiro que já paga um alto valor para viajar: conforto e bem estar.

Estamos em um momento redesign global das marcas?

A Gol não foi a única empresa a repensar sua identidade visual ultimamente. Só entre os anos de 2014 e 2015 marcas como Megapix, Leite de Rosas, Reebok, Visa, Black & Decker, Foursquare, Bacardi, Volvo, Airbnb, Netflix, Hersheys, Paypal, Mini, Absolut, Facebook e Pizza Hut repensaram seu posicionamento no mercado e atualizaram suas marcas de acordo com seu momento atual. Confira algumas:

visa    volvo

 

netflix foursquare

 

bacardi reebok

 

 

Muita gente se questiona que se por estarmos em uma crise global não seria errado se preocupar com a imagem de uma marca nesse momento, sabendo que os investimentos devem ser pensados com cuidado. Mas ao contrário, esse momento pode inclusive ser o melhor para tal reposicionamento:  enquanto o mercado está estagnado, a empresa que repensar seu posicionamento, desenvolver mudanças positivas na marca mostrando que a empresa se preocupa com sua imagem e ações estratégicas que atinjam objetivamente seu público é muito importante para destacar a marca no mercado, seja a empresa pequena, média ou de grande porte.

Se você leitor é empresário e se identifica com o pensamento de sempre estar a frente do que o mercado precisa e deseja soluções criativas em comunicação e design venha conversar com a gente! Juntos podemos desenvolver novas ideias para o seu negócio.

E não deixe de contar pra gente a sua opinião sobre o redesign das marcas!