Um projeto desafiador: ProinterBio, do Sebrae

Em outubro de 2017 fomos convidados para participar do projeto ProinterBio, do Sebrae/RJ, apresentando uma proposta para melhorar a comunicação e a divulgação. Avaliamos o que havia sido feito até então – o programa foi criado em 2015 – e propomos começar criando uma nova marca. A marca que vinha sendo utilizada não traduzia o dinamismo e a inovação deste projeto. E, a partir da nova marca, aí sim, trabalhar a comunicação.

O Prointer – Programa de Aceleração de Negócios e Internacionalização, foi criado pelo Sebrae em 2008 com o objetivo de promover a competividade das micro e empresas e impulsioná-las no mercado internacional. Em 2015 esta metodologia foi adequada para o setor de biotecnologia, e em 2017 ampliada para o setor de bioeconomia no programa ProinterBio. As micro e pequenas empresas deste segmento se candidatam ao programa e, se estiverem de acordo com suas premissas, passam a receber consultorias com valores altamente subsidiados pelo Sebrae.

Proposta aceita, passamos a nos reunir com a equipe de consultores do projeto, cada um especializado num dos setores abrangidos como internacionalização, patentes e tecnologia, gestão, aceleração de empresas, finanças, entre outros. Este grupo já estava trabalhando junto há mais de um ano, entrosado e com grande eficiência. Recebemos então as demandas e as carências que eles sentiam e assistimos a uma apresentação para uma empresa candidata ao programa. Ali entendemos o nosso papel: estruturar a comunicação do programa para que ele tivesse uma ‘cara’ única e que passasse sua incrível proposta de valor.

Precisávamos impressionar para ganhar credibilidade e estar à altura daquela equipe tão competente. E foi o que fizemos: caímos dentro do processo de criação da nova marca, slogan e de uma linguagem que pudesse unificar os discursos de apresentação do projeto.

A nova marca

A nova marca foi inspirada na inovação, com fonte moderna e arredondada, a seta no ‘o’ do Prointer remete tanto ao mundo quanto a aceleração. O verde do ‘Bio’ traz a natureza, o símbolo estiliza um DNA, base da biotecnologia e o degradé de cores a variedade e versatilidade das empresas.

Criamos em seguida o slogan “Soluções específicas para empresas singulares”, que traduz a essência deste projeto: a partir de um variado leque de ações, cada empresa é avaliada e recebe um plano com soluções adequadas ao seu grau de maturidade e necessidades. E cada uma delas é mesmo singular, pois desenvolvem tecnologias inovadoras e únicas.

Em seguida, montamos um texto base, para servir de apoio aos consultores que fazem a sensibilização das empresas e um folder de apresentação do programa. Neste folder, criamos a imagem das ações dentro da estrutura do DNA, como fichas que podem ser inseridas ou retiradas, de acordo com cada necessidade. Assim, estabelecemos uma forma unificada de apresentação do ProinterBio e demos mais agilidade para sua divulgação.

Em 30 de novembro foi realizado o II Fórum de negócios do ProinterBio. Este foi o primeiro grande evento que pudemos participar e contribuímos com a identidade visual e divulgação: convite, personalização do Sympla (utilizado para gerenciamento do evento), pasta, crachás, banner, template para Power Point, além de criar o design da apresentação da gestora do projeto no evento.

Para complementar, começamos a trabalhar o e-mail marketing de forma profissional, organizando as listas de contatos por categorias e possibilitando a automatização das ações. O convite do evento foi enviado para várias listas, já com o link para as inscrições, facilitando todo o processo. Deixamos tudo pronto para deslanchar em 2018.

O evento foi um sucesso e fizemos a cobertura em vídeo com nossa produtora parceira FilmZ, inclusive com entrevistas dos participantes. Os vídeos serão utilizados em 2018 para divulgar os resultados alcançados em 2017 e atrair a participação de novas empresas.

Claro, não poderíamos deixar de criar um site que refletisse a nova comunicação que começamos a estruturar, além da adequação do Facebook e Linkedin.

Tudo isso foi realizado em apenas 2 meses! Para 2018 o plano é dar continuidade, incrementando o site com mais informações, aumentando a abrangência das redes sociais e trazendo resultados positivos para as metas do programa.

Veja as peças em mais detalhes no Portfolio.