O Prointer – Programa de Aceleração de Negócios e Internacionalização, foi criado pelo Sebrae em 2008 com o objetivo de promover a competividade das micro e empresas e impulsioná-las no mercado internacional. Em 2015 esta metodologia foi adequada para o setor de biotecnologia, e agora ampliada para o setor de bioeconomia no programa ProinterBio.

A JAL Design entrou no projeto em outubro de 2017. Após avaliar o material existente, propomos a criação de uma marca, mais moderna e impactante, e a reformulação de toda a comunicação. A nova marca tem as seguintes características:

Prointer – fonte moderna e arredondada e com peso – dinamismo e estabilidade; cor azul marinho – o mar profundo, o planeta Terra – internacionalização; a seta na letra ‘o’ – aceleração.

Bio – a mesma fonte, porém mais leve – complementa o projeto e traz mais versatilidade; cor verde – a natureza, fonte de grande parte dos insumos da biotecnologia.

Símbolo – lembra o desenho estilizado do DNA, base da biotecnologia; as várias cores do DNA – a variedade de temas e áreas de atuação da biotecnologia.

Criamos em seguida o slogan “Soluções específicas para empresas singulares”, que traduz a essência deste projeto: a partir de um variado leque de ações, cada empresa é avaliada e recebe um plano com soluções adequadas ao seu grau de maturidade e necessidades.

Em seguida, criamos um texto base, para servir de apoio aos consultores que fazem a sensibilização das empresas e um folder de apresentação do programa. Neste folder, criamos a imagem das ações dentro da estrutura do DNA, como fixas que podem ser inseridas ou retiradas, de acordo com cada necessidade. Assim, estabelecemos uma forma unificada de apresentação do ProinterBio e mais agilidade para sua divulgação.

Em 30 de novembro foi realizado o II Fórum de negócios do ProinterBio. Este foi o primeiro grande evento que pudemos participar e contribuímos com a identidade visual do evento, convite, personalização do Sympla (utilizado para gerenciamento do evento), pasta, crachás, banner, template para Power Point, além de criar o design da apresentação da gestora do projeto no evento.

Para complementar, criamos uma conta de e-mail marketing e disparamos o convite para a lista de contatos existente. Também neste item pudemos contribuir organizando a lista em categorias, deixando tudo pronto para deslanchar em 2018.

O evento foi um sucesso e fizemos a cobertura em vídeo com nossa parceira produtora FilmZ, entrevistando os participantes. Os vídeos serão utilizados em 2018 para divulgar os resultados alcançados e promover a participação de novas empresas.

Claro, não poderíamos deixar de criar um site que refletisse a nova comunicação que começamos a estruturar, além da adequação do Facebook e Linkedin.