Hearing Colors – o homem que escuta cores, mas não pode vê-las

Hearing Colors é uma produção que faz parte da série The Connected Series, um projeto feito em parceria com a Samsung e o Vimeo, que tem como objetivo explorar as relações entre o ser humano e as inovações tecnológicas. The Connected Series nos propões a reflexão: Nossas conexões com o mundo são diferentes quando feitas por meio de um aparelho? Como a tecnologia moderna pode afetar o modo como nos comunicamos?

hearingcolors

Em Hearing Colors, é apresentado a vida de Neil Harbisson, um homem que nasceu com uma condição rara chamada de Achromatopsia – a incapacidade de enxergar cores, que atinge 1 a cada 30.000 pessoas. Mas através de um objeto parecido com uma antena implantada na parte de trás de sua cabeça, Neil pode “escutar” as cores a sua volta, a partir de sons diferentes para cada uma delas.

E se você pensa que esse objeto atrapalha a vida dele está muito enganado. Neil foi quem teve que convencer os médicos a implantarem o objeto no seu corpo e hoje se sente totalmente completo: “Não sinto que estou usando alguma tecnologia, me sinto naturalmente um cyborg. Eu sou a tecnologia. Não sinto nenhuma diferença entre o software e meu cérebro” comenta ele em entrevista para divulgação do projeto.

O vídeo abaixo, produzido por Greg Bunkalla, em preto e branco, nos permite entrar no universo de Neil Harrison, para entender um pouco sobre a sua percepção das pessoas e da cidade a sua volta e o dia a dia de sua vida.

Para conhecer os outros projetos da série The Connected Series, acesse: http://connected-series.tumblr.com/#/