Dica da Semana #2

Dicas de marketing, design, tecnologia e tendências para inspirar você!

Feiras: vale a pena participar

Hoje vamos falar sobre feiras setoriais. Durante todo o ano, acontecem feiras de diversos setores de negócios aqui no Rio de Janeiro e, principalmente, São Paulo. Dependendo do seu negócio, participar com um estande pode ser uma ótima opção para alavancar novos negócios, ou participar como visitante pode render bons contatos, novas informações e inspiração.

Pense nisso. Num momento de crise, pode ser uma boa saída para encontrar novos clientes, parceiros, fornecedores ou mesmo se inspirar.

Participando como um expositor

Para participar como expositor você precisará se planejar com antecedência. Um estande muito pobre e mal organizado depõe contra a imagem da sua empresa. Portanto, se não tiver condições de ‘fazer bonito’, melhor guardar folego para um próximo evento.

Não é necessário gastar milhões, mas um projeto criativo, a preparação de bom material e a definição de foco de trabalho adequado para o tema da feira ajudarão a que sua participação gere bons resultados. Leve seus produtos para expor, faça posters, banners, cartões de visita e folders para distribuição, abuse da adesivação das paredes com uma bela arte e um bom conteúdo: seu estande precisa chamar a atenção de quem passa pelo corredor e atrair o visitante para entrar.

Lembre-se de que vai precisar de uma equipe mínima de 2 pessoas durante todos os dias da feira, pois o estande nunca pode ficar vazio: péssimo para a imagem da empresa e um desperdício de verba! Seu pessoal deve estar identificado e é bom ter alguma coisa para servir aos seus visitantes (um refrigerante, água, snacks ao menos). E, claro, o destaque são os seus produtos. Leve toda sua linha, faça demonstrações, simulações. Se for possível, produza brindes com a sua marca.

Após todo este esforço, você ainda precisa estar organizado para captar ao máximo das visitas recebidas. Crie uma forma de armazenar as informações de seus visitantes para fazer o follow up posteriormente. E lembre-se de orientar sua equipe a tratar todos os visitantes com respeito, mesmo que não sejam compradores, pois a empresa está ali para fortalecer sua marca.

Participando como visitante

Uma forma muito interessante – e barata! – de participar é visitando a feira de seu interesse. Vá munido de cartões de visita e folders do seu negócio e muita cara de pau. Caminhe pela feira e selecione as empresas que estejam no seu foco de vendas. Entre no estande e pergunte pelo responsável pelas compras da sua área (no meu caso, o responsável pelo Marketing da empresa) e  apresente sua empresa. Muitas vezes esta pessoa que você precisa falar está ali no estande e você queima muitas etapas, podendo conversar diretamente com ela, ou ao menos consegue o nome e contato para procurar depois.

Hoje em dia alguns eventos também promovem rodadas de negócios. Fique ligado e se inscreva para participar, é sempre uma boa chance de conseguir bons contatos.

Além do foco em vendas, a feira pode ser um local para encontrar novidades e conhecer novas tecnologias. Não perca a oportunidade para observar a concorrência, como estão atuando, quais produtos e condições estão oferecendo. Em paralelo a exposição, a maioria das feiras realiza sessões de palestras sobre temas relacionados. Aproveite para aprender. No final do dia, você terá conhecido várias pessoas, aprendido bastante e sairá de lá cheio de novas ideias.

Serviço:

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