Corso Zundert – o festival de esculturas floridas na Holanda

Aconteceu no último fim de semana, nos dias 6 e 7 de setembro, o anual desfile de carros alegóricos que são verdadeiras obras de arte feitas de dálias, Corso Zundert, na cidade de Zundert, na Holanda.

Os moradores da cidade e da região são tão apaixonados por esse festival que ele acontece todos os anos desde 1936, tradicionalmente no primeiro fim de semana de setembro. Tudo é feito por voluntários e inclusive as dálias, são produzidas apenas para esse festival com mais de 50 tipos diferentes em uma área de aproximadamente 33 hectares, sem fins comerciais.

O desfile tem o objetivo de incentivar a ampla variedade de obras criativas, com temas diferentes cada ano através do qual as equipes escolhem o que irão criar, desde que os carros alegóricos se encaixem dentro das medidas estabelecidas e estejam completamente enfeitados com flores dália. Durante o ano todo a competição pela obra mais bonita envolve toda a cidade, que é conhecida também por ser a terra natal do pintor Vincent van Gogh e tem cerca de 20 mil habitantes.

As preocupações e mobilizações para o festival são bem parecidas com as que ocorrem no Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo. Restaurantes e bares preparam festas e cardápios especiais para a época, moradores de outras cidades tradicionalmente comparecem ao evento, e sempre surgem as questões “Será que todos os carros ficarão prontos a tempo? ”, “Qual será a escultura mais bonita? ”, “O número de flores será suficiente? ”.

Este ano, o tema escolhido para o Corso Zundert foi o próprio Van Gogh por seus 132 anos de inspiração através de sua vida e arte.

Confira as esculturas que desfilaram esse ano e encantaram a todos os visitantes:

corso-zundert

 

corso-zundert

 

corso-zundert

corso-zundert

corso-zundert

corso-zundert

corso-zundert

corso-zundert

Para mais informações sobre o Corso Zundert, acesse o site do Festival: http://www.corsozundert.nl/home-en/