Como ficar bem posicionado nos resultados do Google

Conseguir ser encontrado na primeira página de resultados do Google deveria ser a meta de qualquer website. Por uma razão muito simples: sua empresa é mostrada para quem procura seus serviços e produtos, na hora em que precisa, e DE GRAÇA!

Se você acha que seu site é secundário, não traz clientes nem gera vendas porque não é um e-commerce, você está muito enganado. Digamos que uma grande empresa precisa de um fornecedor novo para um certo item. O comprador entra no Google, digita o item e percorre os resultados na busca de uma empresa. Se a sua empresa não está nas primeiras páginas, ele não vai te achar, mas vai achar seu concorrente e vai cotar com ele.

E como seu site pode aparecer numa posição melhor nos resultados? O Google usa mais 200 critérios para gerar o posicionamento. É o somatório de pontos que sua página recebe que vai definir a posição em que ela vai aparecer para o usuário. Algumas ações para angariar pontos necessitam de um webmaster para implementá-las, mas muitas podem ser feitas a nível do usuário, no conteúdo.

Veja algumas dicas para melhorar seu resultado no Google

DICA 1: Tenha um site com um gerenciador de conteúdos que você possa acessar e editar. O conteúdo é a grande chave do posicionamento (ranking) do seu site nos resultados. Um conteúdo atualizado, útil, direcionado para o seu setor de atividade ajudará a tornar seu site mais relevante e ganhar pontos. Isso quer dizer que você precisa incluir bastante conteúdo interessante no site e mantê-lo atualizado.

DICA 2: Se o seu site ainda não é adequado para todas as telas (responsive), ou seja, que se adapta a telinha do celular, ao tablet, ou a uma grande tela de desktop, você vai perder posições. O Google avalia como ponto positivo sites responsives.

DICA 3: Sites muito visitados são considerados como mais relevantes: estimule seus clientes, colaboradores e amigos a visitar o site, crie estratégias para isso.

DICA 4: Sites que recebem muitas indicações de outros sites, também parecem ser mais relevantes. Então, peça a seus parceiros, fornecedores e clientes para colocar um link para seu site.

DICA 5: As buscas no Google são feitas através de palavras ou conjunto de palavras. Defina quais as palavras que você quer ser encontrado nos resultados da busca e as utilize nos títulos e nos textos. Assim, o Google vai encontrar sua página para mostra-la nos resultados.

DICA 6: Se seu site usa tecnologia antiga ou demora muito a carregar, ele vai perder posições. Procure renovar seu site periodicamente, e aproveite para incluir as dicas aí de cima!

Digamos que você se empolgou e resolveu arregaçar as mangas e seguiu todas as dicas. Seu site está atualizado tecnologicamente e no conteúdo, recebe bastante visitas e links de outros sites e aparece numa posição bem melhor do que antes nos resultados. Sua empresa começa a ser encontrada nos resultados do Google!

No entanto, para gerar resultados, não basta trazer o visitante para o seu site. Você precisa cativá-lo, mostrar a qualidade de seus produtos e serviços para que ele entre em contato. Para isso, você precisa ter fotos de qualidade, textos bem redigidos, um conteúdo bem estruturado e organizado, e atualização constante.

Aí, é a hora de ligar pra JAL Design.