Como construir uma marca forte

Hoje em dia em todos os setores da indústria e comércio, existem as mais diversas opções de produtos e marcas e por isso torna-se cada vez mais difícil de se destacar no mercado. Então surge a questão: o que é necessário para se estabelecer no mercado como uma marca forte?

Marcas fortes são aquelas que além de oferecerem um serviço ou um produto de qualidade oferecem uma experiência única que se estabelece no inconsciente de preferência do público. Coca-cola, McDonalds, Google, Facebook, Nike e Apple são exemplos de algumas das marcas mais tradicionais do mundo.

Existem também as marcas que são fortes localmente mas que não necessariamente se estabeleceram no mercado global. É o caso de marcas brasileiras como Do Bem, Farm, e Sadia.

Todas essas marcas, tanto as tradicionais pelo mundo e as de sucesso em seus nichos locais, possuem algumas questões em comum que contribuem para as tornarem marcas fortes.

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual de sua empresa deve ser composta por um design de qualidade, pois é o primeiro contato do público com a marca. Se sua empresa possui uma identidade visual mal formulada, sem qualidade e destaque, o trabalho de convencer que a sua marca é inovadora e competitiva será muito mais difícil. Se analisarmos as marcas que se destacam iremos perceber que suas identidades visuais são únicas pelo conjunto de atributos em seu design.

A Interbrand, renomada consultoria de marcas, realizou uma pesquisa que definiu as “As Marcas Brasileiras mais Valiosas de 2014” e um caso interessante é da Hering, que mudou a identidade visual, repensou seu posicionamento e cresceu 25% comparado ao ano anterior, sendo a marca que mais cresceu durante o ano. O que mostra a diferença que faz a inovação da identidade visual na gestão da marca.

SITE

Toda marca forte possui um site no qual seu público pode conhecer seu posicionamento no mercado. Ou seja, quem é essa marca, qual o diferencial em seus serviços e quem é seu público. Todas essas questões e outras devem ser contextualizadas em seu site. Mas o mais importante é passar essas informações de forma bem elaborada e de fácil entendimento para quem acessa

Quando alguém entra em um site, quer logo entender o que aquela empresa faz e achar com facilidade e rapidez o que necessita. Em uma pesquisa realizada pela JAL Design no setor de petróleo, apenas 27,3% das empresas possuem um bom site, levando-se em conta  a preocupação em apresentar a identidade visual da empresa, e se há organização visual. E em somente 29,7% desses sites é possível identificar na home o que a empresa faz. Ou seja, é preciso melhorar e muito os sites que vemos no nosso dia a dia.

COMUNICAÇÃO

A comunicação de uma empresa é a forma que ela tem para mostrar ao seu público que está atenta às suas necessidades e desejos, sendo também um meio de ganhar destaque no mercado. Além do site, existem outras mídias sociais em que a empresa pode estabelecer contato. Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram são algumas delas. A escolha de qual rede social usar vai depender de quem é seu público e quais serviços sua empresa oferece, mas a boa escrita deve ser utilizada em todas elas. É preciso ter criatividade e um bom texto para ao mesmo tempo se relacionar e manter o público interessado em seu conteúdo.

Esses são alguns requisitos para se estabelecer como uma marca forte no mercado. É claro que a história, comprometimento e autenticidade são também questões importantes para se destacar, mas todas elas só serão percebidas pelo público através da comunicação e design de sua marca.

A JAL Design possui experiência em moldar empresas dos mais diversos setores em marcas fortes. Dê uma olhada em nossos serviços e entre em contato conosco! Estamos prontos para solucionar seus problemas de design e comunicação.