AGENDA CULTURAL DA JAL DESIGN #26

AGENDA CULTURAL DA JAL DESIGN #26

Toda semana dicas de eventos bacanas e diferentes com ideias culturais interessantes – feiras, shows, encontros, exposições e tudo que envolve música, arte, design e inovação.

Confira a agenda cultural dessa semana:

 

SEXTA 29.01| SÁBADO 30.01| DOMINGO 31.01

Museu Egípcio Itinerante e a Feira dos Países

Musei egipcio

Começa hoje no Shopping Metropolitano Barra recebe artesanato de vários países. O público pode conferir as 400 peças da cultura egípcia antiga e moderna e mais de 10 mil artigos de artesanato no horário de funcionamento do shopping. A Feira dos Países reúne peças de locais como Tailândia, Paquistão, Egito, Peru, Índia, Turquia e Brasil. É possível adquirir artigos como decoração, acessórios, bijuterias e tecido. O visitante encontra peças em vidros e cristais pintados à mão da Turquia, as famosas bonecas matrioskas da Rússia; instrumentos musicais, cerâmicas e acessórios em prata do Peru; esculturas, colchas e almofadas da Índia e acessórios e máscaras do Senegal.

No Museu Egípcio é possível conferir réplicas de múmias, sarcófagos, estátuas de deuses efaraós egípcios, objetos funerários, joias, além de pinturas sobre papiros. Idealizada pelo artista plástico Essam Elbattal, a exposição já passou por países como Japão, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos, Nova Zelândia e Brasil.

Serviço:

Horário: Segunda a sábado de 10h às 22h. Domingo de 12h às 21h
Local: Shopping Metropolitano Barra (Avenida Embaixador Abelardo Bueno, nº 1300 Barra da Tijuca)

Entrada: Franca

 

SEXTA 29.01| SÁBADO 30.01| DOMINGO 31.01

Diálogo no escuro

dialogo-no-escuro

Começou ontem a exposição Diálogo no Escuro, no Museu Histórico Nacional. Dividido em grupos pequenos em visitas previamente agendadas, o público é conduzido por cenários em total escuridão por um guia deficiente visual em passeios que duram entre 45 e 60 minutos. A experiência multissensorial leva o visitante a conhecer o mundo de outra maneira.

Na exposição os papéis são invertidos: aqueles que enxergam são orientados por guias cegos. O objetivo é levar o visitante a uma mudança de perspectiva em relação ao universo dos que sofrem de alguma deficiência visual.

 

No Rio de Janeiro, a exposição foi pensada exclusivamente para que a cidade possa ser sentida de outra maneira. Ela se faz presente com um pouco da vibração das ruas recriada dentro do Museu com um parque, uma feirinha, praças da cidade, um passeio pela praia e desafios como atravessar a rua, por exemplo. O diálogo acontece durante e após o passeio, quando o visitante tem a possibilidade de conversar e tirar dúvidas com seu guia sobre questões relacionadas à deficiência visual.

Serviço:

Horário: Terça a sexta: das 10h às 17h30 (última entrada às 16h30) e aos sábados e domingos: das 14h às 18h (última entrada às 17h)

Local: Museu Histórico Nacional (Praça Mal. Âncora, s/n – Centro)

Entrada: R$ 12,00

 

SEXTA 29.01| SÁBADO 30.01| DOMINGO 31.01

A arte da nova Berlim

Berlim

Entre os dias 27 de janeiro e 04 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio, vira um reduto da produção artística alemã. A exposição coletiva reúne obras de 29 artistas da recente cena berlinense. Entre as obras estão pintura, fotografia, videoarte e performance do movimento que começou com o fim da Guerra Fria.

Serviço:

Horário: Segundas, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 10h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)

Entrada: Franca

 

DOMINGO 31.01

Música no museu

Musica no museu

No domingo tem mais uma apresentação do premiado projeto Música no Museu. A orquestra se apresenta no Museu de Arte Moderna. A entrada é gratuita, mas o espetáculo está sujeito a lotação. As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes do show.

O Música no Museu oferece espetáculos a custo zero e visa incentivar a visita de seus frequentadores aos museus onde se apresentam. A série contempla gêneros que vão do clássico ao contemporâneo e mescla novos talentos e nomes consagrados da música. Para o domingo, a programação inclui Richard Strauss, Bellini, Charpentier, Brahms, Handel, Ronaldo Miranda, Carlos Gomes e Villa­Lobos.

Serviço:

Horário: 11h30
Local: MAM (Av. Infante D. Henrique 85­ Flamengo)

Entrada Franca