AGENDA CULTURAL #33

AGENDA CULTURAL DA JAL DESIGN #33
Venha conferir a nossa agenda cultural! Toda semana dicas de eventos bacanas e diferentes com ideias culturais interessantes – feiras, shows, encontros, exposições e tudo que envolve música, arte, design e inovação.

 

 

SEXTA 22.7 | SÁBADO 23.7

Choro na Gamboa

boy-1379812_1920

A segunda edição do festival traz muita música ao Museu de Arte do Rio nesse fim de semana. Grandes nomes no gênero homenageiam o bar Semente, ícone do choro carioca. Com a curadoria de Yamandú Costa, na sexta se apresentam Nó em Pingo D’água, Água de Moringa, Orquestra Criôla e Léo Gandelman., e no sábado Zé Paulo Becker, Semente Choro Jazz, Gabriel Grossi, Ronaldo do Bandolim e Marcos Sacramento.

Serviço:
Horário: Sexta e sábado às 18h.
Local: Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5 – Centro.
Entrada: Grátis.

 

 

SEXTA 22.7 | SÁBADO 23.7 | DOMINGO 24.7

O triunfo da cor

a-italiana

“A Italiana” de Vincent Van Gogh

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe a exposição “O trunfo da cor” até o dia 17 de outubro desse ano. A mostra reúne obras de artistas pós-impressionistas, que criaram uma revolução (cheia de cor) na pintura. Esses quadros aprofundaram as mudanças que artistas como Monet e Picasso trouxeram com o Impressionismo.

Quatro módulos compõem a exposição, sendo eles: “No núcleo misterioso do pensamento – Gauguin e a Escola de Pont-Aven”, “A cor científica”, “Os nabis, profetas de uma nova arte” e “A cor em liberdade”.

Nomes como Van Gogh, Paul Gauguin, Henri de Tolouse-Lautrec, Paul Signac, Georges Seurat e Paul Cézanne têm seus trabalhos expostos no CCBB.

Dica: para evitar filas, você pode agendar a visitação pelo site do Ingresso Rápido ou pelo aplicativo do CCBB (disponível para Android e iOs).

Serviço:
Horário: De 9h às 21h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.
Entrada: Grátis.

 

 

SEXTA 22.7 | SÁBADO 23.7 | DOMINGO 24.7

Debret e a Missão Artística Francesa no Brasil – 200 anos

debret

 

“Chefe Guaicuru” de Jean-Baptiste Debret

Há 200 anos, Jean-Baptiste Debret veio ao Rio de Janeiro e as aquarelas e gravuras que produziu nos ajudam até hoje a entender melhor a história da cidade. 560 imagens do artista estão expostas no Museu Chácara do Céu, até 25 de setembro desse ano, e trazem muito do passado carioca – principalmente da violência escravocrata.

A exposição foi dividida em 4 temas: “Religião na cidade”, “Escravidão”, “Selvagens e Civilizados” e “O ateliê do pintor da história e o ateliê da rua”.

Serviço:
Horário: De 12h às 17h.
Local: Museu Chácara do Céu – Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa.
Entrada: R$ 2,00.

 

 

SEXTA 22.7 | SÁBADO 23.7 | DOMINGO 24.7

Gentileza – O verde-amarelo do Rio. Uma releitura contemporânea da arte mural do profeta

gentileza

Foto: Reprodução

O Parque das Ruínas recebe até o dia 31 desse mês a maior exposição já realizada em homenagem ao Profeta Gentileza, nos vinte anos desde a sua morte. Sua arte e história são retratadas, e artistas atuais das artes plásticas e do grafitti expõem criações baseadas nos murais históricos que caracterizaram as ruas da cidade.

Serviço:
Horário: De 10h às 18.h.
Local: Parque das Ruínas – Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.
Entrada: Grátis.