A importância da construção da marca na comunicação

A internet está cheia de sites que oferecem símbolos e logotipos pré-fabricados. Mas, é só a beleza que importa?

Muitas empresas acreditam que podem resolver seus problemas de comunicação, ou melhorar sua apresentação apenas comprando ou baixando uma logomarca pronta. Desenhos pré-fabricados, sem significado e identificação, não agregam valor. Apenas ajudam a suprir uma necessidade.

A construção da marca

Segundo alguns autores, a construção da marca passa por três estágios: assertivo, assimilativo e absortivo.

No primeiro estágio, o assertivo, a marca fala para o consumidor, comunica seu ponto de vista, dizendo que são as melhores e que basta confiar nelas para se fazer a coisa certa.

No segundo estágio, assimilativo, as marcas assumem uma posição de diálogo, em que o cliente pensa que pode ser importante para o crescimento da marca (é uma relação de igualdade e participação).

No terceiro estágio, absortivo, as marcas assumem uma posição de convívio, tornam-se parte da vida do consumidor, motivando-o não só a utilizar sua marca, mas tudo o que se relaciona a ela. E isso é o que define o branding, a fidelidade do cliente pela marca.

O valor da marca é formado por um composto de associações, positivas ou negativas, ao produto ou serviço e à própria organização, que se traduzem em resultados intangíveis como: aceitação, satisfação e benefícios ou rejeição, insatisfação e perdas.  E estes se convertem em resultados tangíveis: aumento das vendas e do valor agregado, ou prejuízos e dificuldades de colocação do produto no mercado. Ou seja, a imagem da marca está diretamente ligada a sua aceitação no mercado. O esforço em marketing e na construção da marca da empresa é fundamental para o seu sucesso.

A comunicação e posicionamento da marca vão muito além de um desenho bem feito. Para conseguir espaço no mercado, além de um bom produto, é preciso mostrar para seus clientes, com clareza e objetividade, o que está sendo oferecido. E o trabalho de construção da marca traz ganho de credibilidade e reconhecimento.