10 fatores para definir o valor da marca

“Marca é a história que o consumidor lembra quando pensa em você. Não é uma tarefa de designers, marketing ou consultores. É tarefa de todos. Branding é um verbo, não um logo”.

A frase de Laura Busche, autora do livro Lean Branding, reforça o que apresentamos em nossa última postagem. Construir uma marca vai muito além da sua logo. Posicioná-la no mercado é uma missão de todos dentro da empresa, desde o presidente até o funcionário que vai efetivamente lidar com o público. Todos são responsáveis por fazer o branding.

É importante frisar, que não é possível tirar da cartola um posicionamento e magicamente ele se fixar na mente dos consumidores. O posicionamento é um processo, não um ato. É um processo de persuasão contínua, para mostrar ao cliente qual a filosofia da sua empresa e o que ela oferece e porque ela oferece determinado produto ou serviço. Isso é construir o valor da marca.

A Interbrand, maior consultoria de marcas do mundo, avalia 10 fatores para definir o valor de uma marca. Quatro deles são internos à organização, refletindo o fato de que grandes marcas são formadas de dentro para fora. Os outros seis são externos, considerando o impacto em consumidores e outros públicos estratégicos.

Veja os critérios para medir o valor da marca

Internos:

  1. Clareza: interna sobre o que a marca representa
  2. Proteção: quão segura é a marca em diversas dimensões
  3. Comprometimento: o compromisso de toda a empresa com a marca
  4. Capacidade de resposta: a habilidade de responder às mudanças, desafios e oportunidades do mercado

Externos:

  1. Autenticidade: a marca precisa ser baseada em uma verdade e capacidade interna
  2. Consistência: o grau em que uma marca ganha vida em todos os pontos de contato ou formatos
  3. Relevância: adequação das entregas da marca às necessidades e desejos dos clientes
  4. Presença: o grau em que a marca é percebida como onipresente e recebe comentários positivos
  5. Diferenciação: o quanto clientes/consumidores percebem um posicionamento distinto da concorrência
  6. Entendimento: profundo dos valores qualidades e características únicas das marcas pelos seus públicos

Branding como ferramenta de aumento de vendas

O branding reforça os vínculos dos colaboradores e a reputação da empresa, encoraja a lealdade dos clientes e consumidores, assegura a qualidade dos produtos e serviços, faz crescer os acessos ao seu site e abre portas nos canais de vendas, ou seja. E, ao final de tudo, aumenta o valor da marca e o seu faturamento.

Ao assumir a comunicação, a JAL Design realiza o branding. Exploramos a característica de cada projeto, desenvolvendo produtos personalizados, buscando destacar e valorizar tanto a marca, quanto os serviços que a empresa oferece, sua experiência e qualificação.